28 de Abril, 2022
O que é a dieta baixa em FODMAP e qual a sua utilização na Síndrome do Intestino Irritável?
A dieta baixa em FODMAP é recomendada como abordagem não medicamentosa em doentes com a síndrome do intestino irritável. Esta dieta parece melhorar as queixas de dor abdominal, a distensão abdominal e alterações do trânsito intestinal nestes doentes.
A designação FODMAP está associada aos alimentos com hidratos de carbono que estão mais frequentemente associados ao desencadear de queixas na síndrome do intestino irritável. FODMAP significa Fermentáveis Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis. De uma forma muito genérica envolvem algumas frutas, vegetais, pão, cereais, frutos secos, legumes e produtos com lactose.
As FODMAPs levam ao aumento de água e gás no intestino, o que pode condicionar distensão abdominal. Os doentes com síndrome do intestino irritável têm um intestino “mais sensível” e esta distensão extra pode causar uma sensação de dor e desconforto, e ao desencadear de sintomas com a ingestão de alimentos.
Esta dieta baixa em FODMAP é uma dieta restritiva e deve ser feita sempre com acompanhamento por um Nutricionista com experiência nestes casos. Na prática passa por uma primeira fase de eliminação de um conjunto de alimentos que dura cerca de 2-6 semanas, seguida de uma segunda fase de reintrodução faseada e controlada destes alimentos permitindo assim perceber quais são aqueles que desencadeiam mais queixas, e por fim uma terceira fase de adaptação a uma dieta mais personalizada e ajustada.
A Universidade de Monash na Austrália desenvolveu uma aplicação onde pode ter mais informações sobre a dieta, alimentos ricos e pobres em FODMAP, e sua utilização na síndrome do intestino irritável.