O vírus do papiloma humano ou HPV pode causar, no homem e na mulher, lesões pré-cancerosas anais, condilomas ou cancro anal. Estas complicações são mais frequentes em mulheres que tem HPV genital, homens que tem sexo com homens ou doentes imunodeprimidos.
Nestes grupos tem sido sugerido a realização de um rastreio de cancro anal. Isto é normalmente feito através de uma citologia anal, que é uma recolha indolor de células do canal anal, feita com o doente acordado e usando uma escova própria. Pode ser feito no mesmo momento o teste para identificação do HPV anal, em que se detecta a presença de infeção e o tipo de HPV.
Em caso de alterações na citologia está indicado a realização posterior de uma anuscopia de alta resolução, um exame em que o ânus é observado com um microscópio para confirmar a presença e localização das lesões (que não são normalmente visíveis a olho nu).
Na consulta, é também possível realizar o tratamento de condilomas anais e lesões pré-cancerosas anais usando o argon plasma, sob anestesia local ou sedação. Este é um método eficaz e seguro de destruição destas lesões.
Procedimentos realizados pela Prof. Andreia Albuquerque: