O prurido ou comichão anal é uma condição comum, que se pensa afectar cerca de 1-5% da população. É uma situação que limita significativamente a qualidade de vida dos doentes, incluindo com repercussões na sua saúde mental. Pode estar associado com a acumulação na região perianal (ao redor do ânus) de resíduos fecais que iniciam um ciclo de “comichão e arranhar”, que resulta em microfissuras e maceração da pele.
Pode ser uma situação isolada ou estar associada a outras patologias, nomeadamente a outras doenças anorrectais como doença hemorroidária, fissuras, fistulas, prolapso ou mesmo cancro (anal ou colorrectal).
Na consulta é necessário fazer uma correcta avaliação com uma história clínica detalhada, observação da região perianal, toque rectal e anuscopia (observação da região ao redor do ânus e do canal anal). A presença de outras doenças associadas deve ser sempre excluída.
O tratamento passa normalmente por 3 intervenções: higiene correcta, eliminação de irritantes e tratamento tópico (pomadas, cremes).
A Prof. Andreia Albuquerque tem uma extensa experiência na avaliação e tratamento de doentes com prurido anal, incluindo doentes com prurido refratário e resistente ao tratamento. Esta pode ser uma das situações mais desafiantes de tratar, dado que muitos doentes atrasam a procura de consulta médica, passam por vários tratamentos tópicos sem resolução e que podem mesmo agravar a situação.