A infeção pela bactéria Helicobacter pylori no estômago pode levar ao aparecimento de dores de estômago, enfartamento, distensão abdominal. Esta infeção pode estar associada ao aparecimento de úlceras e cancro. O diagnóstico pode ser feito de várias formas: teste respiratório, teste nas fezes, teste no sangue ou por biopsias recolhidas na endoscopia digestiva alta. O tratamento é feito com antibióticos 10-14 dias. Após 1 mês do final do tratamento deverá ser feita a confirmação da erradicação.
A gastrite é uma inflamação do estômago. A necessidade de vigilância da gastrite está ligada á existência de história familiar de cancro gástrico e na presença de atrofia ou metaplasia nas biopsias gástricas.
Uma úlcera pode levar a dores no estômago, normalmente sendo causada pela toma de medicação como os anti-inflamatórios ou pela presença de Helicobacter pylori. A endoscopia com biopsias é importante para o diagnostico e para excluir a presença de cancro. As ulceras gástricas devem ser tratadas e vigiadas.