Licenciada em Medicina em 2007 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Fez o internato geral no Hospital Curry Cabral em Lisboa em 2008 e a especialidade de Gastrenterologia de 2009 a 2013 no Hospital de S. João no Porto.
Realizou estágios no King´s College Hospital em Londres (Hepatologia), no Laser Surgery Care em Nova Iorque (Anuscopia de alta resolução), no Homerton Anal Neoplasia Service em Londres (Anuscopia de alta resolução), no Geneve University Hospital (Proctologia) e no Digestive Health Center em Augusta (Pavimento pélvico).
Permaneceu no Hospital de S. João no Porto até 2017, onde conduziu, entre outras, a Consulta de Proctologia, acompanhando e tratando doentes com patologia anal, sobretudo infeção anal pelo vírus do papiloma humano, prurido anal e disfunção do pavimento pélvico (incontinência fecal e obstrução defecatória). Iniciou em 2014 em Portugal, a realização de anuscopia de alta resolução, uma técnica de observação com ampliação para deteção de lesões pré-cancerosas anais.
De 2017 a 2018, realizou investigação e desenvolveu uma especialização na área da deteção precoce e prevenção do cancro anal em Londres no Hospital Universitário Homerton, um centro de referência nesta área. Posteriormente, trabalhou como Senior Fellow (2018-2019) e como Consultora (2021-2022) na área da Doença inflamatória intestinal no Hospital Universitário de St. James em Leeds, em Inglaterra (o maior Hospital Universitário da Europa).
Tem mais de 10 anos de experiência na realização de endoscopias altas e colonoscopias com mais de 40 000 procedimentos efectuados, tendo realizado estes exames em Portugal e em Inglaterra. Acompanhou também nestes dois países doentes com síndrome do intestino irritável, doença celíaca, doença do refluxo e doenças do estômago.