Menu

Banner Doencas
DOENÇAS

Incontinência fecal

O que é?

A incontinência fecal caracteriza-se pela perda involuntária de fezes e/ou gases. É uma das situações que mais condiciona limitação da qualidade de vida a nível pessoal, profissional, social e mental. A ruptura dos esfíncteres anais (músculos anais) durante o parto é uma das principais causas, sendo que frequentemente não é diagnosticada, e podendo surgir a incontinência fecal mais tarde na vida (por exemplo na menopausa). Outras situações como as cirurgias anorrectais (doença hemorroidária, fissuras, fistulas anais) ou doenças neurológicas podem também ser causas de incontinência fecal.

Na consulta é realizada uma história clínica detalhada, que permite caracterizar o tipo de incontinência fecal, a sua gravidade e possíveis causas. A ecografia endoanal e a manometria anorrectal são os exames diagnósticos necessários para avaliar a integridade dos músculos anais e a sua capacidade muscular. O tratamento é multidisciplinar, podendo ser usadas várias intervenções como por exemplo, intervenções farmacológicas, biofeedback (fisioterapia), tampões anais, cirurgia e/ou neuroestimulação.

 

A Prof. Andreia Albuquerque tem uma extensa experiência na avaliação e tratamento de doentes com incontinência fecal, incluindo na realização de exames diagnósticos e no planeamento terapêutico de situações complexas.