Menu

O que são condilomas anais? Como tratar e prevenir?

21 de Dezembro, 2024

O que são condilomas anais? Como tratar e prevenir?

Os condilomas anais são estruturas em forma de “couve flor”, com vários tamanhos possíveis, que podem surgir ao redor ou no interior do ânus. São causados pela infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), a infeção sexualmente transmissível mais comum no Mundo.

Normalmente não dão queixas, embora em alguns casos, sobretudo os de maiores dimensões, possam ser friáveis e sangrar com mais facilidade ou condicionar comichão.

São mais comuns em pessoas imunodeprimidas por doença (caso do HIV) ou sob medicação imunossupressora e em homens que tem sexo com homens. As pessoas com condilomas anais têm uma taxa de incidência de cancro anal aumentada.

Em caso de suspeita da presença de condilomas anais, os pacientes devem ser observados, realizado toque rectal e  anuscopia (exame que permite a visualização do interior do ânus).

Existem várias formas de tratamento possíveis, incluindo cremes, laser, crioterapia ou argon plasma. O tratamento com cremes como o imiquimod, deve ser aplicado pelo paciente, habitualmente, três vezes por semana durante 4 meses e só pode ser usado ao redor do ânus e não no interior. Pode ter alguns efeitos secundários, nomeadamente sintomas gripais e eritema/inflamação na região onde é aplicado. O tratamento com argon plasma é feito por um médico (Gastrenterologista), permite a destruição em uma ou mais sessões dos condilomas dentro e fora do ânus, sob anestesia local ou sedação. A recorrência dos condilomas após tratamento pode ocorrer, já que apesar da destruição das lesões, a infeção por HPV persiste, e por isso pode induzir o aparecimento de novas lesões.

A vacina contra o HPV é importante para prevenção da infeção por HPV e das lesões associadas e deve ser idealmente administrada antes da exposição sexual ao vírus.

 

O que são condilomas anais? Como tratar e prevenir?

VER TODOS +