25 de Maio, 2022
Presença de sangue vivo nas fezes, o que significa?
O que fazer?
Em caso da presença de sangue vivo nas fezes deverá sempre recorrer a um médico para que possa ser observado e fazer exames que permitam esclarecer a causa.
Causas possíveis?
Existem muitas causas possíveis para a presença de sangue vivo nas fezes, desde situações benignas como a doença hemorroidária e as fissuras anais, até situações mais graves como o cancro do intestino. Durante a consulta é muito importante saber se existem outras queixas, como dor anal, diarreia ou se existe história na família de cancro do intestino. A presença de sangue vivo nas fezes com dor ao defecar pode fazer pensar mais na presença de uma fissura anal. No caso da presença de diarreia mantida com sangue a hipótese de colite ulcerosa ou colite infeciosa deve ser equacionada. A história familiar de cancro do intestino aumenta o risco de cancro nos familiares e muda a idade de início e frequência das colonoscopias regulares.
Quais os exames necessários?
A observação da região perianal permite muitas vezes diagnosticar a existência de hemorróidas externas e de fissura anal. De seguida, é importante realizar o toque rectal que vai permitir sentir a presença de alguma massa no ânus, ver se existe sangue vivo nas fezes e avaliar a presença de dor associada.
A anuscopia permite a observação do canal anal e é o melhor método para diagnosticar doença hemorroidária. É um exame muito rápido, indolor, sem riscos, feito com o doente acordado.
A realização de colonoscopia vai permitir avaliar o interior do intestino e diagnosticar a presença de um cancro, infeção, doença inflamatória intestinal (ou outra causa possível). Este exame permite ainda realizar biópsias e remover pólipos.
A colonoscopia ou rectosigmoidoscopia (colonoscopia parte esquerda do intestino) deverão sempre ser feitas nestes casos?
Mesmo na presença de uma alteração benigna diagnosticada na observação perianal ou na anuscopia, tal como as hemorróidas ou fissura anal, é necessário fazer uma avaliação do interior do intestino para excluir outras causas mais graves e que possam estar a ocorrer simultaneamente, com doença inflamatória intestinal ou cancro.
A presença de sangue vivo nas fezes deverá ser sempre avaliada, mesmo que pense que se trata de doença hemorroidária é importante discutir isto com um médico, para ser observado e fazer exames para esclarecer o diagnóstico.